segunda-feira, 13 de maio de 2013


A distribuição da água no planeta




            A disponibilidade de água doce no planeta
Todos nós sabemos sobre a importância da água para a manutenção da vida de todas as espécies do planeta. Esse recurso natural cobre cerca de 70% da superfície terrestre, entretanto, cerca de 3% deste volume é de água doce.
Ao abordar esse tema em sala de aula é de fundamental importância que o professor promova a conscientização ambiental dos estudantes. Para isso, inicie a aula esclarecendo que a água não é um recurso infinito e que é necessário seu uso racional e a preservação da sua qualidade.
Posteriormente, questione os alunos sobre a importância desse recurso natural para as nossas vidas. Destaque que cerca de 80% do nosso organismo é composto por água e que ela é considerada o solvente universal. Explique os benefícios da ingestão de água tratada: regulador térmico, prevenção de doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.), hidratação, entre outros.
Elucide que além da importância para a saúde humana, a água é essencial no desenvolvimento de atividades econômicas: agricultura, indústria, construção civil, etc.
Em seguida, apresente a forma de distribuição da água no planeta Terra:
- 97% da água disponível no mundo está nos oceanos, ou seja, é água salgada.
- 3% de água doce está distribuída da seguinte forma:
- 29,7% aquíferos;
- 68,9% calotas polares;
- 0,5% rios e lagos;
- 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor-d’água, etc.).
Após apresentar esses dados aos alunos, o professor deve realizar um debate abordando os seguintes questionamentos:
Á água é um recurso natural infinito? 
A disponibilidade de água doce é suficiente para suprir as necessidades do ser humano?
Qual a importância da água para a vida?
Como podemos contribuir para a preservação da água no planeta?
Ao término do debate, solicite a realização de um trabalho abordando a importância da água para os seres vivos nas atividades econômicas, a distribuição desse recurso entre os continentes, a disponibilidade de água no território brasileiro e possíveis atitudes para sua preservação. 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco


ATIVIDADES.
1) De acordo como ocorre  a distribuição de água no mundo?
2) Assista o "Vídeo Educativo Preservação da Água" e leia o texto, em seguida faça um texto relacionando-os, ou seja, mostrando qual a nossa responsabilidade na preservação da água e sua quantidade oferecida para consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário